Carregando...

Monday, 29 de December de 2014

Higiene do sono - entenda por que ela é tão importante para a saúde

Conheça algumas formas que ajudam a manter o corpo menos cansado

O cérebro deve ser treinado para dormir na cama e ficar acordado fora dela. Assim, sua função será somente para dormir e namorar.Foto: ReproduçãoO cérebro deve ser treinado para dormir na cama e ficar acordado fora dela. Assim, sua função será somente para dormir e namorar.

Uma boa noite de sono é essencial para se ter um melhor rendimento durante o dia. Por conta disso, a pneumologista Aída Alvim, com mais de dez anos de experiência nos distúrbios do sono, dá algumas dicas para ajudar a melhorar a qualidade do sono. 

•          O quarto é o templo do nosso sono

Devemos manter o quarto em uma boa temperatura, sem barulhos externos ou de aparelhos de som e sem luz alguma, o que implica em não ter televisão no quarto. A TV prejudica o sono de várias maneiras: sua luz e seu barulho prejudicam a entrada em sono (lembre-se que a melatonina, substância que induz ao sono, é produzida no escuro) e, caso o programa em questão seja interessante, estimula a atividade intelectual quando deveríamos estar nos preparando para dormir. 

•          A cama foi feita para dormir

Devemos treinar nosso cérebro para dormir na cama e ficar acordados fora dela. Assim, sua função será somente para dormir e namorar. Precisam ser descartadas ações como estudar, trabalhar, ver televisão, ouvir som, comer, discutir problemas, nem pensar neles, na cama. 

•          Tenha hora regular para deitar e levantar

Isso é necessário independentemente da quantidade de sono obtido na noite anterior. Um erro comum é pensar que dormindo durante o dia recuperaremos a noite mal dormida. Isso somente perpetuará um erro, pois o preço será novamente cobrado na noite seguinte, uma vez que não teremos sono no horário habitual, já que gastamos o sono durante o dia. Da mesma forma, prolonga-lo pela manhã, levantando mais tarde que o habitual, é prejudicial. Um cochilo de, no máximo, vinte minutos após o almoço pode, por sua vez, ser saudável. 

•          Faça exercícios físicos

A atividade física favorece a profundidade do sono, desde que feita à tarde, pois quando realizada no período noturno, após as 19h, ela o prejudicará e pela manhã não terá muito efeito sobre o sono noturno. 

Levando-se em consideração que o exercício físico aumenta a temperatura corporal (momento em que ficamos menos propícios a dormir) e que quatro horas após a atividade atingimos uma boa temperatura para entrarmos em sono, o melhor horário seria por volta das 18h. 

•          Diminua a atividade intelectual à noite

Todo o excesso de trabalho no fim do dia estimula os sistemas de vigília. Seja o trabalho que levamos pra casa, seja ficar horas em frente ao computador (trabalhando, jogando ou na internet). Isso prejudica a entrada em sono e a sua qualidade. Ler um livro leve e monótono momentos antes de dormir, por outro lado, pode ajudar a entrar em sono. Lembre-se: isso deve ser feito fora da cama! 

Por fim, antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Então, tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.

Fonte: Clínica Respirar – Pneumologia e Cirurgia Torácica
Categorias