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Monday, 7 de April de 2014

Dia Mundial da Saúde - para garantir uma vida saudável, cuide do corpo e da mente

Pessoas que sofrem estresse contínuo têm mais riscos de desenvolver problemas cardiovasculares

Prática regular de atividades físicas, aliada a uma alimentação rica em verduras, folhas e frutas, carnes magras e poucos alimentos industrializados melhoram a saúde do corpo e ajudam diminuir a quantidade de medicamentosFoto: FotoliaPrática regular de atividades físicas, aliada a uma alimentação rica em verduras, folhas e frutas, carnes magras e poucos alimentos industrializados melhoram a saúde do corpo e ajudam diminuir a quantidade de medicamentos

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para manter uma vida saudável e garantir o bom funcionamento do coração, é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e cuidar do corpo e da mente.

A cardiologista Yara Aguiar, do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, explica que esses três pilares têm grande influência no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Manter um estilo de vida saudável previne doenças e, também, minimiza os efeitos das patologias, melhorando a condição dos pacientes já acometidos por cardiopatias”.

De acordo com especialista, a alimentação deve ser equilibrada, rica em verduras, folhas e frutas e que é preciso dar preferência a carnes magras e restringir o consumo de alimentos industrializados. “Alguns alimentos com gordura e sal em excesso, como embutidos e frituras, podem levar ao desenvolvimento da hipertensão arterial, à formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e, consequentemente, ao infarto agudo do miocárdio”, detalha.

E para melhorar as condições do corpo, o ideal, segundo a cardiologista, é praticar atividades físicas regularmente. “Os exercícios com frequência de pelo menos três vezes por semana, durante meia hora (no mínimo), já ajudam no tratamento das doenças cardiovasculares. Essa prática pode até levar à diminuição da quantidade de medicamentos utilizados, por exemplo”, ressalta a médica.

Por fim, a Yara alerta para a importância do bem-estar mental. “Pessoas que sofrem estresse contínuo têm maiores riscos de desenvolver problemas cardiovasculares. A tensão do dia a dia afeta o organismo, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial, contribuindo para o descontrole da glicemia”. 

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