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Tuesday, 25 de October de 2011

Conheça os alimentos ideais para tirar o inchaço

A retenção de líquidos pode acarretar outros sintomas, como vista embaçada, dor de cabeça, pressão alta e dores no peito

A retenção de líquidos é caracterizada pelo acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.Foto: ReproduçãoA ocorrência do inchaço é mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual

A retenção de líquidos é caracterizada pelo acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.
Além do inchaço, a retenção de líquidos pode acarretar outros sintomas, como vista embaçada, dor de cabeça, pressão alta e dores no peito.

A sua ocorrência é mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual, devido a alterações metabólicas e hormonais que favorecem uma maior retenção de líquidos. Quando essa é a causa da retenção não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que termina a menstruação.

Mas outros fatores, esses sim mais sérios, causam a retenção de líquidos, tais como: insuficiência renal e cardíaca, hipertensão, problemas hormonais e circulatórios e deficiência no funcionamento da tireoide. Nestes casos, é fundamental o acompanhamento de um médico.

Descartados esses fatores, a retenção de líquidos normalmente está relacionada ao excesso de peso, falta de atividade física e má alimentação.

Alimentos são muito eficientes no combate ao inchaço. Confira por que:

Abacaxi: é diurético e facilita a digestão, especialmente de carnes.

Agrião: possui clorofila e valiosos sais minerais, como cálcio, fósforo, enxofre e ferro, importantes para a desintoxicação do organismo.

Melancia: a melancia tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo.

Salsão e salsinha: são desintoxicantes em consequência dos seus princípios ativos e ótimos para limpar as glândulas linfáticas e ajudar a depurar o organismo.

Laranja: a laranja tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço.

Limão: o poder desintoxicante do limão regulariza o intestino, o fígado e também auxilia na desintoxicação dos pulmões, pele e rins.

Maçã: a pectina da maçã e as fibras ajudam a desintoxicar o corpo de metais pesados.
Gengibre: estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. Contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio.

Para evitar o inchaço

Beber muita água: a água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas.

Hidratar o corpo: os cosméticos relaxantes ativam a circulação.

Fazer exercícios: é aconselhável a prática de exercícios físicos, como caminhadas diárias.

Diminuir o consumo de sal nas refeições, consumir cereais, fibras e frutas com maior teor de água, como a melancia e o melão.

Evite alimentos ricos em sódio, pois estes contribuem para a retenção de líquidos.

Fuja de alimentos que causam inchaço

Bebidas alcoólicas

Frituras? Nem pensar nisso

Refrigerantes, inclusive os que são light

Sebo nas canelas
Caminhe três vezes por semana, durante meia horinha. Se você trabalha sentada, procure levantar a cada duas horas. Massagens e outros exercícios físicos também trazem bons resultados para quem quer eliminar o inchaço.

Receitas da vovó
O chá verde, os chás de cavalinha, cabelo de milho, pata-de-vaca e chapéu-de-couro são grandes diuréticos, portanto, ajudam a desinchar. Escolha o seu (ou varie entre eles) e deixe em repouso na água quente por 10 minutos. Depois, coe e tome.

Fonte: Jornal do Povo -RS / Associação Brasileira de Nutrologia