Carregando...

Friday, 2 de March de 2012

Água termal traz benefícios à saúde da pele

Além de promover hidratação, produto é recomendado no auxílio ao tratamento de doenças

Da Equipe Medicando

Água termal traz benefícios à saúde da peleFoto: ReproduçãoÁgua termal hidrata e ajuda a manter a elasticidade da pele

Press FC

A água termal é uma fonte de sais minerais e antioxidantes, natural de rochas e do subterrâneo, geralmente importada e comercializada a um preço que oscila entre R$25 e R$200. O produto, disponível em frascos borrifadores ou na forma de cremes cosméticos, pode parecer supérfluo, mas traz muitos benefícios à pele.

Quando usada constantemente, a água termal hidrata e ajuda a manter a elasticidade da pele. O produto também tem propriedades cicatrizantes, o que a torna recomendável para quem tem queimaduras superficiais na pele, recuperando a camada de proteção cutânea e aumentando a defesa contra poluição e certas infecções e inflamações.

O dermatologista Valcinir Bedin, do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, explica que o segredo da fórmula está na sua matéria-prima. “As águas termais são retiradas de fontes especiais e cada uma delas tem uma quantidade de elementos químicos como cobre, zinco, magnésio, entre outros, que lhes agregam características especiais para limpeza e tonificação da pele”.

A água termal também pode auxiliar no tratamento de doenças da pele. “Normalmente, a água termal é indicada como coadjuvante no tratamento de peles com descamação excessiva, como as que sofrem de psoríase ou dermatite seborreica, pois é eficaz para reduzir a escamação da pele”, recomenda o especialista. “O importante é considerar a forma de utilização da água termal. A utilização em cremes tem um uso restrito. Já a água borrifada sempre pode ser usada para ajudar nos tratamentos, pois não há contraindicações ao seu uso”, completa Dr. Valcinir.

Categorias