Carregando...
lamoreabio.jpg

Por samuel
BIÓLOGO CRBio 51723-01 B.Sc. IN BIOLOGY; BACHARELOR OF SOCIAL SCIENCE, CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EM SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS- RJ. ATUAÇÃO : TREINAMENTO E ENSINO NA ÁREA DE SAÚDE - ÁREA BIOQUÍMICA HUMANA, ELEMENTOS DE FISIOLOGIA HUMANA. CONTATO : lamoreabio@yahoo.com.br

Especialização(ões)
Outros; Outros; Outros;

Monday, 22 de September de 2014

Prevenção da osteoporose

A osteoporose, é uma patologia em que a densidade dos ossos diminui e é mais comum em pessoas com mais de 60 anos notadamente mulheres, mas entender como afeta nosso organismo é um bom passo para preveni-la.

A OSTEOPOROSE, é uma patologia do sistema ESQUELÉTICO, que aumenta de prevalência a partir da quarta década, mas que tem seu maior número de caso ao redor da sexta década.

É mais comum em mulheres, porém não é de caráter essencialmente ligado ao sexo, podendo atingir homens também, sendo que o processo de OSTEOPENIA se inicia ao redor da quarta década de vida, onde a densidade óssea, vai diminuindo devido a perda mineral , mais precisamente de CÁLCIO tornando os osso mais frágeis devido a esta perda de cálcio que se incorpora as céluas ósseas dando a dureza necessária para que este tecido exerça suas funções de sustentação e locomoção , bem como de proteção aos órgãos internos de forma eficiente.

Quando falamos de proteção a órgãos internos devemos lembrar que a caixa torácica é formado de ossos , as costelas, bem como o esterno e a clavícula que formando uma caixa protegem os pulmões, coração e todos os vasos que saem de coração, sendo a artéria aorta o mais conhecido e que irá suprir de sangue todos os demais órgãos do organismo.

Uma região particularmente suceptível aos processos de perda de massa óssea, é a COLUNA VERTEBRAL, o estojo ósseo que protege a Medula espinhal ou Neuroeixo, sendo que este processo leva a uma maior probabilidade de lesões como fraturas ósseas, nas vértebras, podendo afetar o neuro eixo, onde devido a um processo de perda de massa óssea, uma fratura pode ocorrer, afetando a medula que faz parte do sistema nervoso central , pois todos os estímulos nervosos tanto aferentes como eferentes estão sendo transmitidos por ela.

Dependendo da gravidade da lesão, e da localização desta lesão , o que iremos tratar em outros artigos, as funções sensitivas emotoras poderão ser seriamente afetadas, podendo levar a quadros de paralisia ou perda de sensibilidade total.

Uma das formas de evitar que a OSTEOPOROSE, afete nossa saúde , é adotar programas de exames preventivos e temos hoje a DENSITOMETRIA ÓSSEA, que a critério médico , deve ser realizada principalmente nos grupos etários citados no artigo, bem como pessoas que sentem de forma constante dores nas costas, dores no quadril, pois são regiões que podem ser afetadas por outra patologia bem prevalente, a ARTRITE REUMATÓIDE que deve também merecer toda nossa atenção, pois é uma doença que se diagnosticade de início, pode-se hoje interferir no curso desta doença dando qualidade de vida ao paciente, sendo o mesmo raciocínio da OSTEOPOROSE, que se diagnosticada de forma precoce, tratamentos farmacológicos, fisioterapêuticos estão a disposição e podems realmente ajudae e muito estes pacientes.